14 de novembro de 2013

PASSADO, PRESENTE E FUTURO...

Maria (irmã de Lazaro) tem com certeza uma das atitudes mais estranhas e lindas ao mesmo tempo: banhar Jesus com um perfume muito caro (Mc 14.3-9, Lc 7.36-40), é algo de uma nobreza indizível.

Logo após o primeiro contato com Jesus (Lc 10.39), ao ouvir seus ensinamentos fica ela fascinada com a SABEDORIA desse simples homem e decide então servi-lo. Foi ai então que creio eu que ela coloca em seu coração fazer algo por ELE que ninguém nunca havia feito, lhe dar um banho de perfume.

Um vaso de alabastro com um precioso ungüento dentro lhe custaria muito dinheiro, como lhe custou, foram meses de economia, mas iria valer à pena.

Alguns dias após a ressurreição de Lázaro seu irmão, em uma festa na casa de Simão (Mc 14.3) lá estava ela pronta para recebê-lo melhor do que o próprio anfitrião (Lc 7.44), pega o vaso com perfume que com muito custo comprou e derrama sobre a cabeça do MESTRE todo o perfume (Mt 26.7) se não bastasse isso ela quebra o vaso de ALABRASTRO aos pés de Cristo e regando-lhe os pés com lágrimas enxugava com os seus próprios cabelos.

É AQUI QUE O PASSADO, PRESENTE E FUTURO DESTA MULHER SÃO DEFINIDOS...

PASSADO

Ao quebrar o vaso aos pés de Jesus, ELE disse: “perdoados lhe são os seus muitos pecados” (Lc 7.47)... Com isso Jesus estava apagando o PASSADO de Maria, o passado pecaminoso sem Cristo (Mq 7.19).

Quebrar o vaso aos pés de Cristo é: quebrar o eu, é me arrepender dos meus pecados, é entender que a velha natureza precisa ser mortificada.
Maria teve seu passado apagado aos pés de Cristo porque tomou a atitude correta.

PRESENTE

Regar os pés com lágrimas e enxugar com os cabelos era a indicação de como seria o presente de Maria, ADORANDO O SENHOR, enquanto naquela festa Marta mais uma vez escolhe servir mesas (Jo 12.2), Maria mais uma vez escolhe estar aos pés.

A atitude de Maria aos pés de Cristo revela o que ela queria para o seu presente: SERVIR, ADORAR e AGRADECER, era dessa forma que ela desejava viver, aos pés de Jesus, e era com essa ação penitente que Maria mandava uma mensagem para todos os convidados daquela festa, é como se Maria dissesse: se vocês vieram aqui para comer, beber e se alegrar façam, mas eu vim para SERVIR, ADORAR e AGRADECER.

FUTURO

Ao contrário do passado e do presente, o futuro não deve estar aos pés.

Enquanto o passado de Maria foi depositado aos pés de Jesus para ser apagado. O presente foi prostrado aos seus pés para servi-lo.

O futuro não deve estar aos pés e sim nas mãos, mas não nas minhas e sim na de Cristo. Logo após Maria ter agido daquela forma se manifestaram os murmuradores contrários àquela ação.

Mas quando o passado e o presente são depositados aos pés da pessoa certa (Cristo) o futuro ELE garante para nós dizendo: “em verdade vos digo: que onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua” (Mc 14.9).

LEMBRE-SE:

“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas”. (Sl 139.16)

O teu futuro pode estar nas mãos DELE, se o teu passado e o teu presente estiverem aos seus PÉS.

Nos Laços do Calvário,

Pr. Alexandre Pitante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails